Blog

Resolvendo Conflitos, Parte 1 - Blog Vestido Azul

25/05/2017

No dia 25 de Maio o Blog Meu Vestido Azul, canal de comunicação entre mulheres, que visa valorizar o compartilhamento de ideias, descobertas dica e informações de forma objetiva e inovadora, fez uma postagem sobre as Constelações e os Ciclos de Constelações, que nada mais são que encontros para realizar esclarecimentos sobre Constelações Sistêmicas e, claro, realizar Constelações!  

Estes encontros são organizados e realizados por mim, junto com a jurista Magda Fiegenbaum, a Psicóloga Juliana Schmidt e a Naturologa Natália Rossini.

Abaixo segue o material na íntegra!

 

RESOLVENDO CONFLITOS! CONSTELAÇÕES - PARTE 1

 

 

 

Um grupo de 4 mulheres, com formações profissionais diversas, mas que unidas pelo mesmo propósito, desenvolvem hoje um trabalho que está ajudando muita gente a resolver seus conflitos pessoais e profissionais. E é por este motivo, entendendo que as nuances que permeiam o equilíbrio na vida de  um ser humano, interferem diretamente naquilo que realizamos, ou deixamos de realizar; que convidamos este time mega competente para contar a história do que faz delas hoje, empreendedoras e responsáveis por este lindo trabalho. Dividimos esta história em duas partes e vocês não podem deixar de ler!

 

Com vocês, Daniele, Juliana, Magda e Natália.

 

Foi com grande alegria que recebemos o convite da Gabi para falar sobre nosso trabalho com as Constelações Sistêmicas em Florianópolis. E como ele está totalmente permeado por nossas vidas pessoais, nada melhor que contar primeiro um pouquinho da nossa história :)

Nosso grupo nasceu de forma inusitada, em 2016, quando a Daniele Tedesco montou a formação intensiva em Constelações na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

 

A Dani foi a primeira brasileira a fazer o curso de Constelações Sistêmicas Organizacionais em 2006, em Portugal, com o Cecílio Regojo. O Cecílio é um grande engenheiro e empresário na Europa, que trabalha com as Constelações Sistêmicas para reorganizar o movimento saudável de sistemas humanos.

 

Ficamos impressionadas com a seriedade, o embasamento teórico e a eficácia do trabalho feito dessa forma. Entre nós, encontramos cada vez mais afinidades e complementaridades e, junto a isso, veio o desejo de desenvolver um trabalho de Constelações que fosse coerente com a teoria aprendida e que estivesse de acordo com as nossas práticas profissionais.

 

E assim, depois de muita conversa, reuniões online e discussões via whatsapp em horários fora do padrão, nasceram nossos Ciclos de Constelações Sistêmicas.

 

Os Ciclos são compostos por quatro encontros, nos quais abordamos brevemente as teorias que embasam nosso trabalho, fazemos alguns exercícios práticos e, em cada um dos dias, uma Constelação. São grupos fechados para, no máximo, dez pessoas.

 

Optamos por esse formato porque acreditamos que a integração de consciência é ferramenta fundamental para que seja possível uma melhora no sintoma apresentado. Isso significa que cabe ao sujeito constelado assumir a responsabilidade por aquilo lhe cabe a partir do que foi visto, agir e fazer as modificações necessárias em sua vida e rotina para que algo novo aconteça naquele sistema

 

 

Mas, afinal, o que é uma Constelação?

 

É uma tecnologia que permite observar os sistemas tridimensionalmente. O nome é originário do alemãoFamilienaufstellung, que, numa tradução literal, pode ser entendido como “posicionamento familiar”. Ocorre que o verbo stellung (posicionar) acabou sendo traduzido para o inglês como constellate, no sentido de formar/agrupar, e a tradução do primeiro livro do inglês para o português não levou em conta a verdadeira acepção da palavra, importada para nossa língua como “constelar”.

 

Em sua essência, portanto, significa posicionar certos elementos numa dada configuração que torne a questão trazida pelo “constelante” mais clara aos olhos de todos. Os elementos podem ser pessoas, pequenos bonecos, ou o que se denomina “âncoras” – quaisquer objetos que possam representar integrantes (pessoas ou não) ou sintomas de um determinado sistema.

 

Os representantes passam, assim, a ser modelos do sistema original, ajudando a tornar visíveis as dinâmicas ocultas que ali operam e auxiliando na identificação do que está em desequilíbrio. As relações dos representantes são utilizadas como norte para mudar a dinâmica do sistema, de modo a restabelecer as ordens sistêmicas (pertencimento, ordem e equilíbrio, sobre as quais falamos nos encontros) e permitir que a energia do campo volte a fluir livremente.

 

 

 

Conheça nossas colaboradoras de hoje:

 

Daniele Tedesco, graduada em Psicologia. Formação em Constelações Organizacionais, Coaching Sistêmico & Systemic Management em Portugal. Formação em Terapia Energética Corporal & Constelações Familiares. Seminários em Psicologia Organizacional pela University of Westminster, Inglaterra. Formação em Psicologia Sistêmica Familiar (dois anos). Formação em Psicoterapia Reencarnacionista, Sexualidade e afetividade feminina. Certificação Russa em software de diagnóstico psíquico e emocional. Cursos em GestaltTerapia, Psicodrama, Hipnose Ericksoniana, Neurociência, Mindfullness e Coerência Cardíaca, Eneagrama e Programação mental. Formação em Reiki e Cromoterapia. Treinada internacionalmente em intuição e despertar espiritual por Sonia Choquette, PhD. Experiência em psicologia clínica e organizacional no Brasil e Inglaterra. Mais de 1000 pessoas atendidas com mais de 90% de casos solucionados, registrados em pesquisa. Atua desde 2006 como terapeuta, palestrante, consultora pessoal e profissional, consteladora sistêmica e escritora  (textos publicados em jornais, revistas e televisão no Brasil e Inglaterra).

 

 

Juliana Scariot Schmidt, graduada em Psicologia pela UFSC. Formação intensiva em Constelações Sistêmicas. Especialização em Gestalt Terapia pelo Comunidade Gestáltica. Formação em Gestalt Terapia com crianças pelo Comunidade Gestáltica. Formação em GestaltTerapia com crianças e adolescentes pelo Centro Gestáltico de Fortaleza. Formação em Orientação Profissional pelo Instituto do Ser.

 

Magda Fiegenbaum, graduada em Direito pela UFSC. Analista Jurídica pelo TJSC. Formação intensiva em Constelações Sistêmicas. Formação em Reiki pelo Sistema Usui de Harmonização Natural. Capacitação em mediação e arbitragem, mediação familiar e mediação sistêmica. Participante de grupo de pesquisa de Mediação como política pública da UFSC e mestranda profissional em Direito da UFSC com projeto-piloto de utilização da Constelação como instrumento de resolução de conflitos na mediação e no Poder Judiciário.

 

Natália Rossini, graduada em Naturologia pela UNISUL. Formação intensiva em Constelações Sistêmicas. Pós-graduação em estética e imagem corporal pelo Instituto Fisiomar-IBRATE. Psicoterapeuta Reencarnacionista pela ABPR. Formação em Reiki pelo Sistema Usui de Harmonização Natural.

 

Please reload

Procure por tema:

DANIELE TEDESCO

CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS, INTUIÇÃO E ENERGIA HUMANA

Telefones: (51) 99167-5151 (48) 99977-9567