Blog

Blog Vestido Azul - Constelações - Parte 2

14/06/2017

No dia 31 de maio, foi postado pelo Blog Meu Vestido Azul a segunda parte do material sobre Constelações Sistêmicas.

Abaixo está o material na íntegra, mas também podem acessar diretamente no blog e aproveitar para conhecer melhor a causa defendida pelo projeto.

 

Vamos continuar falando de Constelações? 

 

 

Nesta semana, trazemos a vocês a segunda parte da contribuição deste time que busca auxiliar as pessoas a resolverem seus conflitos, através deste lindo trabalho.

 

Com vocês, novamente, Daniele, Juliana, Magda e Natália:

 

E para que servem as Constelações?

 

A Constelação é uma forma de materializar uma questão e possibilitar um novo olhar sobre ela, no sentido da solução. Pode dizer respeito a um sintoma, uma situação, um conflito ou uma dúvida etc.

A resolução, neste sentido, é o restabelecimento do equilíbrio e fluxo de energia dentro de um determinado sistema (definido como um todo integrado, cujas partes são interligadas, interdependentes, e que só pode ser analisado em sua totalidade), proporcionando a organização e equilíbrio do campo individual da pessoa constelada e, consequentemente, o campo coletivo do sistema constelado.

Tudo isto é por nós estudado, pesquisado, embasado e experimentado detalhadamente, através dos melhores meios teóricos, experimentais e até mesmo tecnológicos que comprovam a eficácia desta técnica na vida das pessoas que constelam e em suas relações.

 

Como acontecem?

 

Primeiro faz-se uma mini entrevista para delimitação do tema e definição da questão a ser trabalhada. Depois, escolhe-se representantes que estejam envolvidos na situação. Esses

representantes são pessoas aleatórias de um grupo, que, por meio de seu campo sensorial, entram em ressonância com o campo que está sendo trabalhado e começam a sentir e agir como se fossem os próprios elementos representados. A partir dessas interações e movimentos, é possível fazer uma leitura do sistema – observando-se, de maneira fenomenológica e descritiva quais são as características daquele sistema, como se dá a comunicação entre os membros, de que forma estão relacionados e organizados e quais as dinâmicas invisíveis que geram padrões viciosos – e experimentar pequenos movimentos que auxiliem o sistema a voltar a se auto-organizar, de acordo com os três princípios difundidos por Hellinger.

 

É preciso que todas as pessoas envolvidas na questão trazida estejam presentes?

 

Não, pelo contrário. Uma grande vantagem é que a presença de apenas um único membro da família envolvido no problema já é suficiente. Os efeitos se estendem para o sistema todo.

 

Em que contextos podem ser aplicados?

 

O uso das Constelações cabe no âmbito clínico, organizacional, educacional, assistência social e jurídica, entre outros.

 

Qual a nossa forma de trabalho?

 

Nossas intervenções são baseadas na fenomenologia. A fenomenologia busca observar o fenômeno em sua totalidade, da forma como ele se mostra, de maneira direta e sem interpretações. Por isso, não existe nenhuma constelação igual a outra e não existe resposta prévia ou determinada. Só é possível observar o fenômeno no tempo presente. Confiamos na sabedoria do campo e naquilo que se mostra e pede reorganização.

A harmonização das situações que se apresentam são embasadas nas pesquisas da psicologia sistêmica e em diversas técnicas de outras abordagens, como: gestalt terapia, psicologia analítica de Jung, psicodrama, bioenergética, PNL, hipnose ericksoniana, entre outras. Apesar dos nomes diferentes, essas técnicas têm em comum o propósito de ampliar o campo de consciência da situação apresentada e transformar um dado padrão específico de repetição e bloqueio, do indivíduo e de seu sistema, em um movimento novo e fluido, que traga soluções ao sistema e à vida dos que dele fazem parte.

 

Então… vamos constelar?

 

Quem somos:

Daniele Tedesco, graduada em Psicologia. Formação em Constelações Organizacionais, Coaching Sistêmico & Systemic Management em Portugal. Formação em Terapia Energética Corporal & Constelações Familiares. Seminários em Psicologia Organizacional pela University of Westminster, Inglaterra. Formação em Psicologia Sistêmica Familiar (dois anos). Formação em Psicoterapia Reencarnacionista, Sexualidade e afetividade feminina. Certificação Russa em software de diagnóstico psíquico e emocional. Cursos em GestaltTerapia, Psicodrama, Hipnose Ericksoniana, Neurociência, Mindfullness e Coerência Cardíaca, Eneagrama e Programação mental. Formação em Reiki e Cromoterapia. Treinada internacionalmente em intuição e despertar espiritual por Sonia Choquette, PhD. Experiência em psicologia clínica e organizacional no Brasil e Inglaterra. Mais de 1000 pessoas atendidas com mais de 90% de casos solucionados, registrados em pesquisa. Atua desde 2006 como terapeuta, palestrante, consultora pessoal e profissional, consteladora sistêmica e escritora  (textos publicados em jornais, revistas e televisão no Brasil e Inglaterra).

 

Juliana Scariot Schmidt, graduada em Psicologia pela UFSC. Formação intensiva em Constelações Sistêmicas. Especialização em Gestalt Terapia pelo Comunidade Gestáltica. Formação em Gestalt Terapia com crianças pelo Comunidade Gestáltica. Formação em GestaltTerapia com crianças e adolescentes pelo Centro Gestáltico de Fortaleza. Formação em Orientação Profissional pelo Instituto do Ser.

 

Magda Fiegenbaum, graduada em Direito pela UFSC. Analista Jurídica pelo TJSC. Formação intensiva em Constelações Sistêmicas. Formação em Reiki pelo Sistema Usui de Harmonização Natural. Capacitação em mediação e arbitragem, mediação familiar e mediação sistêmica. Participante de grupo de pesquisa de Mediação como política pública da UFSC e mestranda profissional em Direito da UFSC com projeto-piloto de utilização da Constelação como instrumento de resolução de conflitos na mediação e no Poder Judiciário.

 

Natália Rossini, graduada em Naturologia pela UNISUL. Formação intensiva em Constelações Sistêmicas. Pós-graduação em estética e imagem corporal pelo Instituto Fisiomar-IBRATE. Psicoterapeuta Reencarnacionista pela ABPR. Formação em Reiki pelo Sistema Usui de Harmonização Natural.

Please reload

Procure por tema:

DANIELE TEDESCO

CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS, INTUIÇÃO E ENERGIA HUMANA

Telefones: (51) 99167-5151 (48) 99977-9567