Blog

Ciclo da Maldição Familiar

21/01/2018

👨‍👩‍👧‍👦Uma MALDIÇÃO FAMILIAR é algo que aprisiona uma família em sofrimentos que se repetem a cada geração.

 

 

 



Ele inicia conforme o ciclo ilustrado na imagem e acontece da seguinte forma:

1) IDEAL: Uma determinada geração propõe-se a um plano ou meta, em um momento específico, que quando não atingido naquela geração pode ser ou abandonado e dar origem a novas ideias e plano ou então pode cristalizar-se enquanto frustração e passar para a geração seguinte de forma disfuncional, através de segredos e mensagens subliminares, por exemplo e gerando um RITO para a geração seguinte.

2) O RITO é herdado através de comandos como "você tem que", estabelecendo repetição de comportamentos e fatos. Se nessa etapa houver tomada de consciência sobre as mensagens cristalizadas disfuncionais, podem criar-se novas ideias acerca dos acontecimentos presentes, liberando mensagens e comunicações que eram adequados para os contextos da geração anterior. Se não houver consciência, a repetição cria hábitos cristalizados, que dão origem ao MITO.

3) MITO são comportamentos e crenças inconscientes e subliminares que tornam o sistema em questão (familiar ou organizacional) disfuncional, patológico, considerando-se a forma como tornam-se inadequados ao momento presente. Ele traz condições como "se você não fizer X, acontecerá Y", com regras implícitas do que pode ou não sei dito, feito ou realizado e penalizando aquele que "descumprir" essas regras com castigos como a exclusão e discriminação do grupo familiar que perpetua o mito originado em gerações antepassadas. 

👉🏼A esse determinismo dá-se o nome de MALDIÇÃO MÍTICA, ou MALDIÇÃO FAMILIAR. 🌍Esses mitos relacionam-se via de regra a QUATRO GRANDES MITOS DA HUMANIDADE e que geralmente são fonte de confusão e sofrimento na vida das pessoas (falarei sobre eles num próximo post). 

🌐 Essa noção nasceu da PSICOLOGIA SISTÊMICA FAMILIAR, e surgiu basicamente da TEORIA GERAL DOS SISTEMAS, envolvendo conceitos complexos sintetizados através de PESQUISAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS FAMILIARES EM UMA GRANDE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, envolvendo psicólogos, biólogos, administradores e até ENGENHEIROS na busca pela compreensão dos sistemas humanos, no grupo de PALO ALTO, Califórnia, na década de 50.

Esse conhecimento foi APRENDIDO POR BERT HELLINGER em um treinamento de 4 semanas com terapeutas sistêmicos Ruth McClendon e Leslie Kadis (falecido em maio de 2017), como o próprio Bert Hellinger cita no prefácio do livro Ordens do Amor. 

Tome cuidado com estudos superficiais que trazem conceitos complexos sobre o funcionamento familiar e que necessitam de estudo aprofundados sobre psicologia sistêmica, muito anteriores à Bert Hellinger (nem ele próprio compactua com essa banalização, como já citou diversas vezes). Para quem é constelador, estude e aprofunde-se na FONTE DESSE CONHECIMENTO, para agregar ao que já conhece até aqui.

E para os CLIENTES de constelações, certifique-se de realizar sua constelação com profissionais que possuam ampla bagagem e estudo sobre as constelações sem limitar as leituras apenas à Bert Hellinger, sem considerar origens mais antigas, pois a consistência e complexidade desse trabalho envolve muito mais práticas e leituras sobre o funcionamento psíquico humano do que os livros do Bert Hellinger (sem desmerecer a contribuição que ele trouxe para as constelações sistêmicas - que também já existiam e foram aprendidas por ele no treinamento citado nesse texto e em seu próprio livro). 

 

Please reload

Procure por tema:

DANIELE TEDESCO

CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS, INTUIÇÃO E ENERGIA HUMANA

Telefones: (51) 99167-5151 (48) 99977-9567